terça-feira, 25 de janeiro de 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

domingo, 23 de janeiro de 2011

Espada Ninja - bronze / aço inox / alumínio


Esta peça, foi bem complicada. Em primeiro lugar, foi esculpido o cabo, que é um dragão enrolado, tendo sua cabeça na ponta. Entre a lâmina de aço e o cabo, tem uma peça que também foi esculpida, porém, há uma diferença entre elas: o cabo é em alumínio e o batente em bronze. 
Em segundo lugar, foi colocada a lâmina no encaixe da areia modelada pelo cabo, sendo que, ao derramar o alumínio fundido, este envolveu a lâmina, tornando-os uma só peça. Em terceiro, fundiu-se o batente separado, e depois ele foi encaixado na lâmina, até atingir e se fixar no cabo.
Esta peça eu produzi em minha fundição há seis anos atrás, por isso não tenho mais fotos detalhadas.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Bronze - Stude baker



Logomarca de um carro antigo, STUDE BAKER, peça esculpida em massa plástica, e reproduzida na fundição de areia, em bronze. Houve a necessidade de ser esculpida na massa plástica, pois é uma peça muito comprida e fina, no gesso ela quebraria antes de ser completamente modelada, mesmo que fosse colocado um ferro por dentro. A massa plástica é um produto de grande resistência e de secagem muito rápida, é o mesmo material utilizado em acabamentos de lanternagem de veículos, sua dificuldade para esculpir é grande, mas com a ajuda de uma máquina ou melhor dizendo, uma retífica, e alguns acessórios, tipo, lixas rolissas e pequenas esféras de pedra, usadas neste aparelho, é possível facilitar o trabalho, a vantagem é acabamento final com lixa fina, fica um espetáculo. Nas fotos acima podemos comparar os dois materiais, bronze e massa plástica.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Busto em concreto - Nagib Jabor

O concreto a que me refiro, é um produto alemão importado de alta resistência e secagem rápida, que é usado normalmente em estrutura de pontes, pois atinge até 50 MPA, ou seja, fica com mais que o dobro da resistência do concreto normal, além do que é muito fluído, cremoso, por isso escorre por dentro das fôrmas atingindo qualquer cantinho, outra grande propriedade, é que ele não sofre contração, pois possue um ingrediente plástico, que age assim que a água começa a evaporar, não permitindo que ele diminua de tamanho.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Carimbo Resina

Peça esculpida em gesso e reproduzida na borracha para resina. Carimbo para pranchas de surf.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Aguia de Lagash - Resina Latão

Águia em resina, espada em latão fundido e globo em resina, peça resistente para ser colocada num cetro.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fôrma de gesso - POODLE V III






Com este post, encerro minha demonstração, qualquer dúvida ou mais detalhes, deixe um comentário.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Fôrma de gesso - POODLE I

 

Produção de uma fôrma em gesso, para ser usada como matriz na fundição de alumínio, após isto,  na mesma, serão produzidas peças em plástico. Os próximos posts serão uma sequência de todo o trabalho. Qualquer dúvida ou interesse nesta demonstração, deixe um comentário que estarei entrando em contato.

I – No princípio, faz-se um desenho exatamente do tamanho da peça, no caso aqui, um poodle estilizado.

Fôrma de gesso - POODLE II

 

- Derrama-se o creme de gesso sobre o isopor até cobrir o contorno do desenho que está abaixo do vidro  e criar um volume sifuciente para podermos esculpir a peça.

Fôrma de gesso - POODLE III

 

O isopor pode ocupar o máximo de espaço possível, porque assim a peça se torna bem mais leve para manusear.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Fôrma de gesso - POODLE IV

 

Derrama-se o creme de gesso sobre o isopor até cobrir o contorno do desenho que está abaixo do vidro  e criar um volume sifuciente para podermos esculpir a peça.

Fôrma de gesso - POODLE V

 

Hora de fazer o que eu gosto, esculpir no gesso, pra quem nunca tentou, é uma delícia e fácil fácil. Apesar de ser estilizado, dar o formato correto, é o principal objetivo, pois, daí copiaremos a fôrma ou para falar mais fácil, faremos uma casca por fora. Manter a peça em cima de um vidro, é fundamental, o lado de baixo tem que ficar exatamente plano.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fôrma de gesso - POODLE VI

 

Aqui praticamente finalizada a obra, faltando apenas mais um detalhe que não mencionei, a fôrma a ser produzida é em 3 D , ou seja, temos que produzir outro lado idêntico a este, vou adiantar no próximo post, aí então já teremos a outra metade desta obra pronta, sendo o processo de produção o mesmo.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Brasão de Família

Brasão de família, esculpido em gesso para servir de matriz em fundição de alumínio, no sistema comum de areia prensada. Esta peça foi entalhada com caimento, ou seja ângulos de saída, pois será prensada uma areia especial de fundição sobre ela, e a mesma não pode trancar em lugar nenhum, ao levantarem a areia. É como brincar de castelinho na praia, pegue uma forminha plástica, soque areia de praia dentro dela, vire rápido e depois levante a forminha com cuidado, pois bem, mais ou menos assim funciona o processo de fundição com areia comum. Estou a disposição para tirar dúvidas.